Dor nas costas? Fisioterapia, Acupuntura e Quiropraxia são a melhores e mais eficazes soluções, diz a Associação Médica Americana.


O periódico da Associação Médica Americana – JAMA – publicou em abril de 2013 um informe aos pacientes dedicado às tão comuns dores lombares, com suas possíveis causas, tratamentos e formas de prevenção.


A Associação seguiu os mais recentes guias clínicos no diagnóstico e tratamento da dor lombar, dos quais destacamos:

* A solicitação de exames de imagem (como a radiografia, a ressonância magnética, por exemplo) se faz necessária apenas nos casos complicados de dor lombar: após traumas, na possibilidade de comprometimento de raízes nervosas, em alguns casos de pacientes com mais de 70 anos e nos casos de dor lombar prolongada. Caso o profissional suspeite de outros problemas de saúde gerando a dor lombar exames também devem ser solicitados (como nos casos de infecções e tumores, que geram dor lombar secundária);

* Existem muitos tratamentos para o manejo e solução da dor lombar. Geralmente a fisioterapia ajuda no tratamento. Outros pacientes podem ser beneficiar com a acupuntura e a quiropraxia. Apenas em alguns casos analgésicos e anti-inflamatórios se fazem necessários. Cirurgias raramente são indicadas – apenas quando todas as formas de tratamento disponíveis não se mostraram eficazes e a dor e disfunção física do paciente são importantes passa-se a trabalhar com essa possibilidade;

* A musculatura abdominal e das costas são responsáveis diretas pela nossa postura em pé e sentado. Além disso, esses grupos musculares apresentam importante papel na estabilização da coluna enquanto nos movimentamos e levantamos peso. A melhor forma de prevenir as dores lombares ainda são as atividades físicas regulares e a manutenção de posturas corretas durante nossas atividades diárias, bem como o intervalo esporádico de atividades repetitivas ou que exijam a manutenção de posturas por tempo prolongado. Previna-se!


Acesse: fb.me/W6ev2juo


#dor #lombar #cervical #toracica #acupuntura #quiropraxia #fisioterapia #portoalegre


Dr. Diego Diehl - Fisioterapeuta, Crefito-5: 74.834-F
Fisioterapia, Acupuntura e Quiropraxia em Porto Alegre - RS
Av. Benjamin Constant, 1130/502
Bairro São João
Tel.: 51 3013-1983 / 9197-8191